sexta-feira, 18 de março de 2011

PA PA L’ AMERICANO? – OBAMA NO BRAZIL-ZIL-ZIL...

 
SIM, o presidente Barack Obama está chegando ao Brasil! E SIM eu quero conhecer os Estados Unidos e desfrutar de todas as maravilhas que habitam aquele lugar cheio de modernidade, pessoas descoladas e lugares fantásticos!!

Há quem diga que a maior concentração de fast-foods esteja por lá. Até pode ser verdade se partirmos do princípio de que o ritmo dos americanos é mega acelerado. A falta de tempo para parar e almoçar um bom prato de comida está por todos os lados...aí o recurso mais rentável são os lanches rápidos.

Mas nem só de coisas deliciosas gira esse mundo...eles estão no ranking das pessoas com maior perturbação mental. Isso mesmo, dodóis da cabeça! - São suicidas, assassinos em série, atiradores adolescentes que fazem chacinas nas escolas... - Estranho imaginar que pessoas, aparentemente, civilizadas e estruturadas possam ‘sair da casa’ a esse ponto. Mas ninguém é perfeito...nem os americanos.

E como eu também não sou nada perfeita (o que é uma pena rsrs) digo que não tenho vontade de morar lá! Muitos brasileiros almejam uma oportunidade de ‘fazer dinheiro’, mas eu não conseguiria viver no frio que há em algumas cidades ou em um ambiente totalmente diferente do que já estou acostumada. Outra língua, outras pessoas, outro padrão de vida...seria complicado.

Mas conhecer a Disney está nos meus planos. Não é o meu sonho de infância, mas é um lugar mágico que atrai pessoas de todas as idades. Também teria o maior interesse em conhecer as maiores e mais desejadas lojas de moda (Giorgio Armani, Bally, Gucci, Louis Cartier, Chanel, Christian Dior, Dolce & Gabbana, Lacoste, Louis Vuitton, Prada, Salvatore Ferragamo, Tiffany, Valentino, Versace, Yves Saint-Laurent). Afinal de contas...toda mulher gostaria de ser um dia ‘Patricinha de Beverly Hills’ - Já imaginaram a cena??? O diabo e Ela Sim vestem Prada hahahaha - Meu lado consumista estaria em alta nos States e a minha falência também!! rsrs

Confesso que me deslumbro com o país do Tio Sam, mas não trocaria o país do futebol e do carnaval por nada...nem por um Prada (eu acho hahaha)!!
NÃO é mais o que um dia foi! A superpotência norte-americana hoje já não tem o mesmo poderio que minha geração testemunhou!

O país de 1º mundo que um dia foi o sonho de consumo de quase todos terráqueos a cada dia parece perder fôlego, especialmente depois da crise econômica mundial, que deixou claro que o gigante não é invencível.

Já tive fases ultranacionalistas em que repudiava veementemente qualquer artigo americano, por saber que a ideologia capitalista deles consumia boa parte dos recursos naturais do planeta de forma devastadora. Na era Bush vi acesa novamente essa repulsa aos valores falidos, e boa parte do mundo também enxergou o lado negro e nefasto dos EUA. No entanto a maior economia mundial ainda tem a mão pesada, e se voltar contra essa força não é tão simples, sobretudo em tempos de globalização.

Porém é incontestável a contribuição que esse país trouxe ao mundo na aérea científica, tecnológica, gastronômica e especialmente no entretenimento! Por que tudo que eles fazem, fazem muito bem feito! (pena que até as coisas ruins são muito bem feitas). E agora o homem mais poderoso do mundo (Obama – presidente dos EUA) vem ao Brasil. As opiniões se dividem, afinal, os americanos puxam o mundo pra frente ou afundam o mundo cada vez mais?

A verdade é que nós, os tupiniquins da história, somos a sombra do 1º mundo. Copiamos involuntariamente os passos dos EUA, e pior, não copiamos a civilidade primeiro mundista, mas sim o consumismo exacerbado, a comida hipercalórica, logo teremos atiradores nas escolas, logo seremos um país de 3º mundo com problemas do 1º.

Não sei se gostaria de morar nos EUA, ir por conta própria não é um dos objetivos. Dependendo do lugar, ia ser muito difícil a adaptação. No entanto minhas próximas férias (ceteris paribus) devem ser na Big Apple! Férias em NY são absolutamente imprescindíveis na minha biografia!

Hoje não sou nem contra, nem a favor dos gringos. Não sei me faz falta opiniões mais contundentes e polemicas, ou se a serenidade e o entendimento mais amplo de prós e contras são novas qualidades que estou adquirindo.

Cito então uma musica da mais brasileira das portuguesas, Carmem Miranda

Nas rodas de malandro minhas preferidas.
Eu digo mesmo eu te amo, e nunca I love you.
Enquanto houver Brasil, na hora da comidas.
Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu.

2 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Conheço vários estados dos Estados Unidos, e garanto para vocês que nunca mais voltarei naquele lugar maldito. As pessoas tratam os latinos como se fossem a escoria da sociedade, são grossos e sem educação. Detestei.
abraço

Raphael Martins disse...

Muito interessantes as suas postagens... parabéns pela criatividade! Passei a seguir o blog. Abcs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...