quarta-feira, 24 de agosto de 2011

TOP FIVE - TELENOVELAS!

 Inegavelmente as NOVELAS brasileiras se incorporaram ao dia-a-dia das pessoas e acabam fazendo parte da nossa cultura. Bobinhas ou desempenhando importante papel social, as novelas são espelho da sociedade ou um modelo subliminar sutilmente imposto?
E você, é chegado nesses capítulos? 

SIM, sou noveleira, mas confesso que nas primeiras semanas de exibição eu nem tomo conhecimento dos personagens. Gosto, mesmo, é do meio em diante, porque tem mais emoção. Início de novela é como início das aulas...é a fase das apresentações e isso é chato. 

No meu rol de novelas favoritas eu penei pra escolher apenas cinco, mas fazer o que, né... 
 
- Em meados de 2008/2009 A FAVORITA foi a novela que mais me prendeu em frente a televisão. Nunca a música Beijinho Doce foi tão ouvida e cantada pelo país inteiro. Créditos mais que merecidos para a malvada Flora, personagem vivida por Patrícia Pillar

- Em 2006/2007 as minhas noites deram total atenção para PÁGINAS DA VIDA. Helena, vivida por nada mais que a maravilhosa Regina Duarte (a rainha das Helenas da Rede Globo), retratou de maneira incontestável a realidade que é inserir uma criança com Síndrome de Down no convívio com as demais crianças. Esse preconceito ainda existe, a luta é árdua, mas ainda acredito na vitória. Até porque quando a mídia expõe, algumas pessoas criam uma certa vergonha na cara e modificam ou mascaram a realidade. Mas não percamos a esperança. 

- SENHORA DO DESTINO em 2004/2005 tenho quase que certeza de que muitas mães atrasaram ou anteciparam a hora do jantar para acompanhar a busca incessante e emocionante de Maria do Carmo Ferreira da Silva pela sua filha raptada pela maquiavélica – e maravilhosa – Nazaré Tedesco. Susana Vieira e Renata Sorrah prenderam minha atenção a cada cena. Uma mostrando garra para enfrentar a falta da filha, os problemas em família e tentar se livrar do ex marido; outra com uma mente maníaca, amor passional pela ‘filha’ e os hilários atos de maldade. Uma novela que, também, retratou realidade na ficção e mexeu com o emocional de muitas pessoas. 

- Aaaaaa, CELEBRIDADE foi a que me fez adorar o ato da vingança, principalmente na famosa cena de Maria Clara, interpretada pela estonteante Malu Mader, acertando as contas com Laura, vivida por Claudia Abreu. Foi a surra do ano de 2003/2004. Ainda me recordo com um largo sorriso do personagem de Fabio Asssunção dizendo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? - Renato Mendes! Fábio era hilário demais. 

- Óbvio que eu vou defender o Vale a Pena Ver de Novo falando sobre O CLONE. Modéstia bem à parte eu sou ‘fãnática’ por esta novela porque algumas pessoas me acham parecida com a fabulosa Giovana Antoneli. Inclusive, na época da novela, em 2002, eu fiz algumas fotos para uma estética totalmente trajada e maquiada igual a Jade. Eu tinha o cabelo bem compridão, mas nem apareceu porque estava usando o famoso lenço na cabeça hahahahaha

Tá aqui uma ideia...vou escrever uma novela, que tal? rsrs
NÃO assisto hoje em dia a nenhuma novela, confesso que não tenho mais interesse nas tramas atuais e tampouco tenho tempo, mas como quase todo bom brasileiro, muitos folhetins já fizeram parte da minha vida! 

Achei interessante que ao elencar as 5 novelas TOP of MIND, me dei por conta que todas são dos anos 90. Ou seja, uma época especialmente boa na minha vida, e provavelmente me conseqüência disso, tudo nestes anos deve ter ‘soado’ igualmente bom! Ou as novelas daquela época eram melhores, ou eu era menos exigente!! 

Enfim, escolhi 05 novelas que talvez não sejam épicas, deixei de fora propositalmente ícones como Vale Tudo (1988/89) e Roque Santeiro (1985/86) que realmente fizeram história, e optei por novelas mais corriqueiras, mas que me trouxeram boas recordações... 

Dentre todas, as que vieram a mente trazendo boas vibrações foram: 
 
Top Model (1989/90) – Uma novelinha despretensiosa com cara de verão, marcou a época áurea de Malu Mader e suas investidas na carreira de modelo. 

Rainha da Sucata (1990) – Essa valeu pelo conjunto da obra. Nesta novela revelou-se Marisa Orth no papel da impagável Nicinha, além da incrível e inesquecivel Dona Armenia (Araci Balabanian

Tieta (1989/90) – Essa novela foi mesmo muito boa. Destaque especial para as personagens Perpétua (Joana Fomm), Cinira (Rosane Gofman) e Amorzinho (Lília Cabral), além da misteriosa Mulher de Branco. 

Mulheres de Areia (1993) – Um banho de interpretação de Gloria Pires e uma trama sensacional. Certamente uma das melhores telenovelas que vi! As irmãs gêmeas Ruth e Raquel ainda fazem parte do imaginário popular com eterna disputa entre o bem e o mal. 

Vamp (1991/92) – Pode até não ser a melhor novela de todos os tempos, mas virou uma febre na minha geração. Na época me parecia muito divertido ver a vampira roqueira Natasha (Claudia Ohana) e especialmente Mary (Patrícia Travassos). 

E pra ti? Quais foram as novelas que marcaram sua memória? 


6 comentários:

O+* disse...

A Favorita eu A-do-rei !!!! O resto achei um saco!

David Ramos disse...

Olha vou com o João... hoje não assisto absolutamente nenhuma novela... não tenho saco...

Mas não vou mentir que a Flora é minha idala!! dei brecha da vida anti novela atual somente para ver a Patricia Pillar fazer o papel de má gratuita!

Então eu posso dizer que Flora era a novela... não era a Favorita que me atraia. Assim como Nazaret era a senhora do destino!

Pra mim, novelas dos anos 90 realmente foram mais legais e vou mais longe... talvez dos anos 70... como Dancing Days que era um luxo!

Beijos crianças

Clenio disse...

Ah, digam o que for que eu vou continuar noveleiro (não sendo escrita pelo Aguinaldo Silva eu tô assistindo).
Mesmo que todas elas estejam muito repetitivas sempre é uma delícia acompanhar tanta gente por tantos meses... é quase um "desligue o cérebro e divirta-se."

Minhas Top 5? Vamos lá.

1 - VALE TUDO - Absoluta. Texto genial, trama perfeita, elenco imbatível (Gloria Pires, Regina Duarte, Renata Sorrah, Lídia Brondi, Beatriz Segall e Reginaldo Faria moram no meu coração pra sempre...)

2 - QUE REI SOU EU? - Sátira impecável à situação econômica/social da época, era também extremamente divertida. Dizem que vai sair em DVD. Oremos!

3 - HISTÓRIA DE AMOR - De todas as novelas do Manoel Carlos minha preferida é a história que colocava mãe e filha (Helena e Joyce) frente a frente. Não perdia um capítulo sequer. Palmas para Regina Duarte (de novo) e Carla Marins.

4 - BREGA & CHIQUE - Marília Pêra, Marco Nanini atuando, Jorge Fernando dirigindo e Cassiano Gabus Mendes escrevendo. Precisa mais????

5 - MULHERES DE AREIA - Penso em pedir demissão só de saber que a história de Rutinha e Raquel vai voltar ao ar em setembro... Divina Glória Pires!

Abraços
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Anônimo disse...

Vale tudo, Força de Um desejo, Escrava Isaura original, Pão Pão Beijo beijo, Locomotivas, Sétimo Sentido,Top Model, Brega e Chique, Que Rei Sou Eu, Cambalacho,Mulheres de Areia, Felicidade, sabe prefiro as mais antigas e algumas atuais.

Fred disse...

Eu só acho que as antigas eram bemmmmmm melhores... hehehe! Que Rei Sou Eu era boa... Guerra dos Sexos e A Gata Comeu também eu curtia! A Próxima Vítima eu gostava... e por agora acho bacana a proposta de Cordel Encantado!
Bjz ao casal noveleiro!

Rabisco disse...

Estas sim, as mais antigas são aquelas que eu também assisti!

Abraço
=)

http://rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...