quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

TOP FIVE - MÚSICA

NÃO é possível, todos sabemos, compor em apenas cinco, as músicas que estariam num CD com a trilha sonora da nossa vida! Talvez nem cinqüenta conseguissemos!

Tive que ser simplista, injusto e raso. Por incrível que parece, na minha seleção ficaram de fora meus cantores prediletos, que paradoxal isso!

Chororô a parte, não quero justificar minhas escolhas, apenas selecionei, mais de maneira randômica do que racional, algumas musicas que ainda dão um certo tipo de frio na minha barriga, ou que conseguem de alguma forma me traduzir, me emocionar ou transformar meu estado de humor.

5º - Hino do Rio Grande do Sul
Não, não é jactância, nem média. Esse hino me inspira, me traz orgulho, me emociona. Mesmo que eu esteja afastado de qualquer movimento tradicionalista, é inegável que algo ficou gravado na minha alma de forma indelével!
(“Mas não basta pra ser livre / Ser forte, aguerrido e bravo / Povo que não tem virtude / Acaba por ser escravo")

4º - Another Suitcase in Another Hall
Da trilha Sonora do filme EVITA, interpretado por Madonna, e sendo eu um filho dos 80’s, era de se esperar que Madonna entrasse na minha lista, mas nem eu suspeitaria que dessa forma! - mesmo sendo uma música quase desconhecida.

3º - Romaria
Escolha tipo COMBO. Elis Regina tem essa voz que chega na alma e a letra tem muito significado para mim. Não sei se é melhor canção da Elis, mas a combinação de vários itens trouxe essa para o meu 3º lugar. (Como eu não sei rezar / Só queria mostrar / Meu olhar, meu olhar / Meu olhar)


2º - Esquadros
Na voz de Adriana Calcanhotto essa música tem uma letra que parece me traduzir completamente. Acho incrível quando uma letra consegue expressar a forma como a gente se sente, e essa musica faz isso, me traduz.
(Transito entre dois lados / De um lado / Eu gosto de opostos / Exponho o meu modo / Me mostro / Eu canto para quem?)


1º - Your Song
A música é de Elton John, mas a interpretação de Ewan Mcgregor e adaptação para o musical Moulin Rouge ficou incrível. Quem conhece sabe, a letra é tão simples, mas arrebatadora! Meu numero 1 com louvor!

SIM, dentre milhares de músicas que eu ‘amoadoro’ consegui destacar cinco que toda vez que tocam minha mente viaja, meu corpo embala e me permito a entrega.
 
5ª - True Love
Do grupo de reggae S.O.J.A. – Essa música me foi apresentada pelo meu querido amigo ruivo, Diego. Desde o dia em que ele me mandou essa música, via MSN, que eu me emociono. Ela é calma, romântica e como a maioria dos reggaes ela me passa uma sensação de paz. É aquele tipo de música que dá vontade de se atirar num sofá velho e ficar só curtindo...


4ª - The Time (Dirty Bit)
Na versão da Black Eyed Peas - Mundialmente conhecida por ter sido tema do filme Dirty Dancing (Ritmo Quente), essa é a música que me empolga antes de começar a malhar na academia. Contagiante e envolvente essa música me faz levantar na hora e começar a dançar (até arrisco um passinhos de ‘rebolation’ rsrsrs). Se eu fosse fazer um clip certamente ia querer essa música como trilha sonora.

3ª - Give Me Love
Da Banda Nego Joe – Música pra sair andando pela fina areia da praia, descalça, cabelos ao vento enfeitados com uma ‘flor amarela’. Essa música me lembra, e muito, do Vitinho (alguém mais que especial que mora na praia e tem um lindo sorriso que tira o juízo hahahaha). Música para embalar casais, acalentar a alma e incendiar corações.

2ª - All Star
Com muito orgulho, do maravilhoso Nando Reis – Por incrível que pareça eu não gosto dessa música porque eu uso All Star ou gostei de alguém que use, mas porque ao meu ver essa música relata como é estranho quando a gente gosta de algo que, antes, não fazia parte da nossa vida, não chamava a nossa atenção. Mostra como as coisas diferentes podem nos fazer mudar de opinião, rever conceitos, alterar atitudes. No último show do Nando, que eu tive o prazer de ir, me emocionei ao vê-lo cantando essa música que marca muito a minha vida. Como é estranho gostar da diferença das pessoas e achar cada defeito bom. Saber respeitar as diferenças e conviver com os defeitos nos dá mais qualidades.

1ª - Do lado de cá
Em primeiríssimo a banda gauchesca Chimarruts - Não tem nem o que discordar da letra verdadeira dessa música. Poderia alterá-la para ‘...do meu lado sempre tem amigos e alguém para eu amar...hahahaha Virou toque do meu celular, tema de álbum no meu Orkut, frase para nick no MSN...virou tema da minha vida.
Eu analiso essa música como incentivo praqueles momentos em que a gente está está ‘down’, achando tudo a nossa volta sem graça, triste e vazio. Ela nos dá um 'up' de alegria mostrando que devemos deixar as coisas desagradáveis de lado e ir de encontro ao que nos faz bem e nada melhor que a companhia dos amigos e das pessoas que amamos.

“...Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
e o tempo tic taca devagar
Põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso
Vem pra cá, vem pra cá
Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa
e tudo não parece funcionar
Deixe esse problema a toa, pra ficar na boa
Vem pra cá...”

Vocês serão capazes de escolher as músicas de sua trilha sonora?
Conte então para gente!
Nos vemos semana que vem! Até lá!

4 comentários:

Clenio disse...

Bom... tirando as músicas da Ana Carolina - as quais não conheço quase nenhuma, com exceção de Nando Reis e BEP - posso dizer que não me surpreendo com as tuas escolhas, meu irmão... Quer dizer, em termos...

Escolher músicas de Evita e Moulin Rouge me cheira a roubo descarado da minha personalidade. Incluir Adriana e Elis é quase obrigação por quem tem bom gosto musical (faltou uma Bethânia e um Chico aí, né???)

Mas o hino rio-grandense me surpreendeu... mas enfim, não posso falar nada porque o hino nacional me arrepia até a alma...

Abraços
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Amélia disse...

SIM, sou movida a música, ela está em tudo todo o tempo. Curto "de um tudo" dependendo do meu estado de espírito, mas sou apaixonada mesmo por MPB e Bossa Nova. Algumas internacionais também me embalam.
Meu TOP FIVE:
5º - ONE - U2 (por tudo que representa a banda)
4º - DON'T CRY - GUNS N' ROSES (experimenta fazer sexo com ou sem amor ouvindo Guns)
3º - INFINITA HIGHWAY - ENGENHEIROS DO HAWAI (a música e a banda que marcou a primeira metade de minha vida)
2º - SÓ HOJE - JOTA QUEST (música e banda que representam a segunda e atual fase da minha vida)
1º - EXAGERADO - CAZUZA (sem sombras de dúvida é a música da minha vida, minha essência)

Carol X. disse...

TOP FIVE? Como eu disse pros meus amigos: complicaaaaaaaaaado! Mas as colocações de vcs foram ótimas, as letras e os ritmos qdo tocam na gente, marcam! E tudo tb depende do momento, mas t~em algumas que sempre ficam...vou tentar fazer um aqui top five aqui tb!
5 - O Vento - Jota Quest "...aquele dia, um algo mais..."
4 - Tolerância - Ana Carolina
"...que eu te completo e que vc vai me bastar..."
3 - Firework - Katy Perry
"...boon, boom, boom, Even brighter than the moom, moom, moom..."
2 - Tem que ser você - Victor e Leo
"...me leve aonde vc for..."
1 - EMPATE: Rock with you - Michael Jackson "Girl close your eyes..." & Trancado - Ana Carolina "...será que as perguntas são certas..." (essas me fazem viajar sempreeeeeee).
Na próxima, façam dos cantores e cantoras, pra ficar mais fácil! hehehe...bjs

Diego Camargo Borba disse...

Olha, essa será minha primeira crítica a um post. Nada pessoal, mas esse assunto de listas me dá calafrios. Vou esplicar porque, mas não fiquem bravos, pois sigo vocês e se ficarem bravos saio! (brincadeira)

Por quê brasileiro sempre quer comparar coisas? Por quê seres humanos criam listas? Arte é arte! Não há uma bula, receita ou manual que possa dizer quais músicas são preferidas, pois TODOS sem restrições gostam de determinada música em determinado momento, não toda hora. Sou fã de carteirinha do Legião Urbana, mas as vezes não quero ouvir. Abaixo as listas!!!

Mas vou fazer a minha, hehehehehe

Inbetween days - The Cure
Tempo Perdido - Lagião Urbana
O que será, que será - Chico Buarque
Vai Passar - Chico Buarque
Romaria - Elis Regina

Romaria
Elis Regina
Composição: Renato Teixeira
É de sonho e de pó
O destino de um só
Feito eu perdido
Em pensamentos
Sobre o meu cavalo

É de laço e de nó
De jibeira o jiló
Dessa vida
Cumprida a só

Sou caipira, pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida (2x)

O meu pai foi peão
Minha mãe solidão
Meus irmãos
Perderam-se na vida
À custa de aventuras

Descasei, joguei
Investi, desisti
Se há sorte
Eu não sei, nunca vi

Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida (2x)

Me disseram, porém
Que eu viesse aqui
Prá pedir de
Romaria e prece
Paz nos desaventos

Como eu não sei rezar
Só queria mostrar
Meu olhar, meu olhar
Meu olhar

Sou caipira, pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida (2x)

E tenho dito.

Reclamações: www.ferronaboneca1985.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...