sexta-feira, 26 de novembro de 2010

TOP FIVE - FILMES

NÃO é tarefa fácil elencar um TOP FIVE, seja ele sobre qualquer assunto proposto, então me concedo a prerrogativa de ser injusto!

Sou um fã da 7ª arte e escolher apenas 5 filmes que marcaram minha trajetória até aqui, foi uma tarefa árdua e certamente não definitiva. Chega de choramingo, vamos a lista!

5º - POLTERGEIST – O FENÔMENO (1982) – representando o gênero de terror e suspense, esse filme certamente me apresentou o mundo dos espíritos, da mediunidade, dos demônios e certamente do sustos. Suponho que esse terror hoje seja quase inócuo, mas para época foi um assombro!

4º - CURTINDO A VIDA ADOIDADO (1986) – inspiração para os jovens dos anos 80’s. Malandragem, diversão, ousadia. Não poderia escolher representante melhor para o gênero da comedia! Destaque ainda para a trilha sonora. SAVE FERRIS!

3º - OS GOONIES (1985) – esse filme remonta em minha memória coisas incríveis, de uma época muito especial da infância. Essa aventura povoou meu imaginário por muitos anos e com certeza estimulou minha criatividade. Vontade de voltar no tempo e reviver aquele veraneio em Pinhal!! Eleito o filme do gênero aventura!

2º - O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO (1997) – bobo convicto, eu adoro uma comedia romântica, e esse filme é a melhor personificação do gênero. Elenco, trilha sonora, roteiro, enfim... Posso assistir um milhão de vezes que ainda assim estarei com o um bom sorriso no rosto.

1º - CLOSER (2004) – trouxe no gênero drama um filme que mexeu muito comigo. O roteiro parece que tem falas da vida real (tudo bem, esse é sempre o objetivo). Essa autópsia dos relacionamentos, escarnecendo o amor de forma surpreendente, aliada a um elenco e uma trilha sonora de peso, só poderia ser um dos filmes que sempre estarão no meu TOP OF MIND.
É só isso? Claro que não! Ficaram de fora filmes mais recentes, filmes incríveis que me puseram em cheque. Mas essa pequena seleção já deu para partilhar com todos um pouco do que assisti nessas décadas de vida.

Agora me pergunto, por que não fizemos um TOP 10?
SIM, momento nostalgia...é, amigos recordar é viver. Muitos foram os filmes que marcaram época em minha vida. Alguns me fizeram chorar outros me fizeram literalmente chorar de tanto rir. Também teve aqueles que se encaixaram perfeitamente em no momento que eu estava vivendo.

Seja de comédia, romance, suspense ou terror o importante é que os viciados em filmes, como nós, vão (re)lembrar de filmes que marcaram suas vidas.

Confesso que listar os melhores é uma tarefa complicada, mas começando por ordem de emoção eu fico com:

5º – CHAMAS DA VINGANÇA (2004) - Emocionante. Um guarda costas investiga o seqüestro da filha do casal pra quem trabalha e no decorrer da procura acaba por descobrir que o pai da menina é o responsável por tudo.

4º - AS BRANQUELAS (2004) - Não poderia deixar de dizer que este filme me lembra, muito, uma amiga que, até hoje chamamos uma a outra de Latrel (Lilian). Dois policiais negros tem que proteger duas irmãs gêmeas e, para isso, usam um disfarce idêntico a fisionomia delas. Ficam loiros e branquelos. Quem quer dar boas gargalhadas não pode perder de assistir.

3º - O PERFUME (1985) - Filme que prende totalmente a atenção. Conta a história de um rapaz que desde que nasceu tem o olfato extremamente apurado. Misturava cheiros para inventar fragrâncias, das mais variadas. Nessa mistura inclui-se o cheiro da pele de moças donzelas.

2º - JOGOS MORTAIS - todos -  (2004 – 2010) - Pra mim, estes foram uns dos melhores filmes de terror que já assisti. Muito bem feito. Mostra não somente a parte do terror, mas traz uma mensagem de que as pessoas devem aprender a dar valor a vida. O personagem central descobre que está com câncer e começa a fazer jogos com pessoas que ele sabe que não dão valor a vida que tem. Excelentes filmes.

1º - SEMPRE AO SEU LADO (2009) - Sobre este eu quero me estender no comentário. Por intermédio de um amigo (Fernando) embarquei na onda de assistir esse filmaço, baseado em um fato real, que mostra um cachorro que passou todos os dias de sua vida esperando o dono chegar na estação do trem. Acontece que o dono havia morrido e, mesmo assim, o cão ficava na espera dia após dia. Os anos foram passando e o cão envelhecendo até morrer no local por onde esperou pelo seu dono. O cão ganhou até uma estátua em sua homenagem. Fernando (esse meu amigo) se identificou muito com a história do filme. Ousou dizer que é a história dele. Chorei do início ao fim assistindo esse filme

Claro que eu poderia ficar aqui explicitando muitos outros, mas o tempo e o post é curto.

Agora todos estão convidados a eleger o seu TOP OF MIND
Qual o filme que está na ponta da sua língua? 
Ponha ele na ponta dos dedos e comente!!
Até semana que vem!

5 comentários:

s a u l o t a v e i r a disse...

Bem sou um amante da 7ª arte e esse post de você foi uma viagem ao meu túnel do tempo... hehhe
De todos, o meu predileto é O Casamento do Meu Melhor Amigo. Adorar é pouco, também saio feliz. hehe

Abração nos dois.

Bom fim de semana.

Douglas Lenon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Douglas Lenon disse...

mas bá quanto tempo não comento aqui haha, então achei a lista da Ana bem clássica, geração anos 80, com duas exceções, mas que não fogem muito desse contexto. Closer eu assisti ontem, de tanto falarem para eu ver, e quem me mandou ver tem a personalidade do Larry, ridículo! argh. acho que porque tô com raiva dele por isso tô falando assim haha. já a lista do João contém mais os filmes tradicionais, adoro jogos mortais e as branquelas então, tri. porém quero muito assistir "Sempre ao seu lado", o comentário lindissimo. boa semana para vocês. e bom dezembro, não sei vocês, mas eu quero 2011 e eu quero agora! beijos

"Carol docE" disse...

A tarfa foi complicada (confesso)
Citar apenas 5 das centenas de filmes que já assisti.

Mas tudo bem...missão dada é missão cumprida (já diziz a galera da Tropa de Elite)

Fernando disse...

Bah,cáras,muito difícil essa. Acho q vai muito do momento que estamos passando, mas vamos lá: 1) Cinema Paradiso; 2) Sempre ao se lado; 3) Hair; 4) Encouraçado Potemkim; 5) O Segredo dos Seus Olhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...