quinta-feira, 29 de março de 2012

PORTO ALEGRE - 240 ANOS!

SIM, nossa capital está comemorando mais um aninho de vida. 

Nossa querida Porto Alegre fundada em 26 de março de 1772 e, antes disso, chamava-se Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais (um baita nome rsrs)

Nossa Porto, sempre, Alegre tem como monumento símbolo o Laçador, inaugurado na década de 50. Nossa bebida mais que oficial é o velho, quente e amargo chimarrão. 


Rodeada de pontos turísticos, vou citar o Gasômetro na beira do Guaíba; o Parque da Redenção, onde tem a famosa Feira do Brique com arte, artesanato e antiguidades; o Anfiteatro Pôr do Sol palco onde muitos artistas fazem shows gratuitos e todas as ‘tribos’ se encontram; a Praça da Alfândega, ou Rua da Praia como alguns chamam, é onde fica nosso local de trabalho, onde acontece a famosa Feira do Livro de Porto Alegre, onde está a Casa de Cultura Mário Quintana, dentre uma baita seleção de lojas e restaurantes; e o bem popular Mercado Público, onde encontra-se de tudo. Desde as frutas mais exóticas até artesanato local. 

Poderia citar mais pontos, mas aí o Ele Não! não terá espaço para esboçar suas palavras (risos)  

Além de seus pontoa turísticos, seus habitantes alegres, o sotaque gauderiês e o mate amargo ‘Porto Alegre me faz tão sentimental...’ Protagonista de poesias, músicas, livros e até novelas, Porto Alegre inspira, encanta e apaixona qualquer vivente que tem o prazer de vir conhecer esta terra, tchê. 


Ao contrário do que alguns, ainda pensam, não andamos à cavalo pelas ruas com certa frequência e nem pilchados. Exceto nas datas comemorativas onde a cidade promove desfiles belíssimos e a nossa tradição atravessa a fronteira. 

Não vou me espichar no texto porque o João (Ele Não!) não é calmo feito água de poço e pode se envaretar. Se bem que caturritar é comigo mesmo hahaha 

Termino me antecipando do João com a trilha sonora de Porto Alegre: 

Porto Alegre é que tem / Um jeito legal 
É lá que as gurias etc... e tal 
Nas manhãs de domingo / Esperando o Gre-Nal 
Passear pelo Brique / Num alto astral 

Porto Alegre me faz / Tão Sentimental 
Porto Alegre me dói / Não diga a ninguém 
Porto Alegre me tem / Não leve a mal 
A saudade é demais / É lá que eu vivo em paz 

Quem dera eu pudesse / Ligar o rádio e ouvir 
Uma nova canção / Do Kleiton e Kledir 
Andar pelos bares / Nas noites de abril 
Roubar de repente / Um beijo vadio 

Porto Alegre me faz / Tão Sentimental 
Porto Alegre me dói / Não diga a ninguém 
Porto Alegre me tem / Não leve a mal 
A saudade é demais / É lá que eu vivo em paz
 Composição: José Fogaça 

NÃO esqueceríamos de falar do aniversário desta jovem senhora! 

Porto Alegre em seus 240 anos! 
Hoje somos 1.409.351 habitantes quase todos orgulhosos de sua cidade. 

Por que temos orgulho? 
Já fomos considerados pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil, temos o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as metrópoles nacionais, somos uma das cidades mais arborizadas e alfabetizadas, sem falar no cultivo das tradições e no sotaque tri legal! 

Ufanias a parte, somos uma cidade interessante! 

Infelizmente nem tudo são flores, e o meu sentimento hoje em relação a capital gaúcha é que estamos dormindo no ponto. A sensação que tenho é que estamos ficando para trás, que nossos anos dourados já se vão longe, e que apenas nos inflamos por glorias de um tempo passado. 

Acho que Porto Alegre tem cara de ‘CULTURA’ e poderíamos aproveitar esse filão para verdadeiramente termos esse diferencial, mas quando o povo perde o interesse, o que se pode fazer? A mediocridade acabou sendo mais acessível! 

 Falamos aqui no BLOG outras duas vezes de Porto Alegre, segue os links pra quem quiser ter um panorama mais completo dos nossos sentimentos com essa terrinha. (SE NÃO FOSSE AQUI, SERIA ONDE? e PORTO ALEGRE, CAPITAL DO SUÍCIDIO!

Não sei se POA é melhor ou pior que outras cidades, mas sei sobre o calor que dá no coração cada vez que volto pra casa! Pro meu chão, meu território, meus problemas e minhas certezas! 

Ruim ou boa, tacanha ou arrojada, limitada ou cheia de oportunidades, a sensação de LAR é tão humanamente reconfortante! 

MAS E TU? GOSTA DE PORTO ALEGRE? 
GOSTA DE ONDE TU MORA? GOSTARIA DE COMENTAR?

Um comentário:

Mariléa... disse...

Bom, sou suspeita em falar de Porto Alegre, pois amo esta cidade, aqui eu moro a mais de 10 anos e com tanto tempo morando aqui aprendi muito da vida, das pessoas.
Conheci lugares maravilhosos e sempre que posso vou a algum lugar que ainda não conheci.
Sou gremista, adoro um bom chimarrão, o gasômetro, esta trilha sonora maravilhosa, mas principalmente os amigos que fiz aqui...
Né Joao e Carol????
Adorei o post...bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...