Hoje, 20 DE SETEMBRO, é o dia do GAÚCHO!
Nessa 'vibe' regionalista nos perguntamos, será que o lugar onde vivemos pode influenciar nossa personalidade?
E se tivéssemos que deixar nossas origens e raízes e ir de mala e cuia, para onde desejaríamos ir?
NÃO que seja um plano, um desejo ou um projeto, mas se eu tivesse que deixar meu estado ou minha Porto Alegre querida, entre todos os lugares que já passei e conheci, entre todos os países possíveis, hoje eu permaneceria no Brasil e elegeria o RIO DE JANEIRO, agindo pelo coração e pelos olhos, e não agindo pelo cérebro ou pelo bolso.

Depois de adulto essa vontade arrefeceu. Quase um desejo antagônico se apoderou de mim! Perdi completamente a vontade de sequer conhecer o Rio. Talvez pela violência gritante, talvez pelo excesso de chiado no sotaque, talvez por causa da Fernanda Abreu superestimando os predicados e o povo carioca. Enfim, me tapei de nojo e desisti de por meus pés lá.

Não sei como é morar lá, trabalhar, estudar, ganhar a vida... mas sei que ser turista no RIO é muito divertido. Então, mesmo que essa escolha tenha sido embasada em pilares levianos, eu, se tivesse que deixar a capital gaúcha, certamente desejaria morar em terras fluminenses!!
SIM, gaúcha de corpo, alma e vocação, mas confesso que se pudesse escolher uma cidade para viver, que não fosse Porto Alegre, certamente seria o Rio de Janeiro.
O motivo? Mais do que óbvio: a hospitalidade e o calor – tanto do sol quanto das pessoas.

Imagina voltar do trabalho e antes de chegar em casa ainda poder dar uma passadinha na praia e sentir o mar...é surreal.
Tenho consciência da violência, mas hoje em dia nenhum lugar é seguro. Nem dentro da nossa própria casa nos sentimos seguros.
Confesso que minha passada pelo Rio foi rápida. Uma semana para sugar todas as maravilhas foi pouco, mas me deixou com esse gostinho de quero mais.

Querem mostrar todas as maravilhas da cidade maravilhosa e de uma maneira toda deles nos fazem ter vontade de não mais ir embora desse mundo cheio de alegria, danças, mate com limão e açaí geladinho. Só de escrever fiquei saudosa.
E TU? SE TIVESSE QUE DEIXAR A TUA CIDADE, O TEU ESTADO, PRA ONDE GOSTARIA IR?